O MicroEstim tDCS da NKL é um aparelho desenvolvido no Brasil, com design intuitivo e tecnologia avançada, registrado na Anvisa. Destaca-se pela sua portabilidade e leveza, sendo ideal para uso em qualquer lugar, sem a necessidade de conexão à tomada, pois funciona com uma bateria de 9V. O consumo de energia é baixo, e o nível de carga da bateria pode ser monitorado pelo display integrado. É especialmente eficaz no controle da dor aguda e crônica, incluindo a dor miofascial, oferecendo uma alternativa ou complemento aos analgésicos tradicionais.
Além do MicroEstim tDCS, a família Microestim inclui outros modelos como o Microestim tES e o Microestim Genius. O Microestim tES possui 10 memórias para protocolos e corrente ajustável até 5mA, operando em modos tDCS, tACS, tPCS e tRNS. Já o MicroEstim Genius oferece controle de potência ajustável, timer programável, rampas de corrente e alertas para eletrodos mal conectados, garantindo precisão e segurança.
A tDCS (Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua) é uma técnica de neuromodulação não-invasiva que utiliza uma corrente elétrica de baixa intensidade (1 a 3 mA) para estimular áreas específicas do cérebro, podendo melhorar o aprendizado, a produtividade e aliviar sintomas de transtornos mentais. A corrente anodal facilita a emissão de comportamentos, enquanto a corrente catódica os inibe, regulando a transmissão sináptica e aumentando a plasticidade sináptica, fundamental para a aprendizagem. Venha conferir e garanta o seu Microestim tDCS com a BCMED!
Registro ANVISA: 80191680008
Diferenciais e Benefícios
- Equipamento Leve e Portátil com design moderno e anatômico
- Ajuste da intensidade 0,1 até 2mA (escala de 0,1mA, proporciona ajuste fino da corrente)
- Timer para o tratamento, (10 seg a 60 min) desliga sozinho o aparelho no fim da seção
- Beep, aviso sonoro para término do tratamento (timer)
- Alimentado por Bateria de 9V, com autonomia média de 20 horas para uso típico.
- Possui indicador de nível de bateria.
- Compartimento de fácil troca da bateria, pode ser utilizado com bateria recarregável.
Indicações
- Controle da dor aguda e crônica: O Microestim tDCS é eficaz no alívio de diferentes tipos de dor, incluindo a dor miofascial.
- Analgesia: Utilizada para proporcionar alívio da dor sem a necessidade de medicamentos, sendo uma alternativa ou complemento aos analgésicos tradicionais.
- O Microestim é indicado para auxiliar no tratamento com técnicas de estimulação, como a eletroacupuntura, principalmente no controle da dor aguda ou crônica e na analgesia da dor miofascial.
Família Microestim
Microestim tES
O Microestim tES conta com 10 memórias para protocolos e corrente ajustável até 5mA, sendo capaz de operar nos modos tDCS, tACS, tPCS e tRNS. Venha conferir e garanta o seu com a BCMED!
Microestim Genius
O MicroEstim Genius da NKL é um aparelho portátil e leve, registrado na Anvisa, desenvolvido no Brasil. Funciona com uma bateria de 9V, sem necessidade de tomada, e possui um display para verificar a carga. Oferece controle de potência ajustável, timer programável, rampas de corrente, e alerta para eletrodos mal conectados, garantindo precisão e segurança. Adquira o seu na BCMED!
O que é tDCS
A Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua, frequentemente abreviada para tDCS ou ETCC, é uma técnica de neuromodulação não-invasiva e indolor que consiste na aplicação de uma corrente elétrica contínua de baixa intensidade (de 1 a 3 mA) ao córtex cerebral.
Assim como as demais técnicas de neuromodulação, a tDCS funciona alterando o funcionamento de determinadas regiões do cérebro, na busca do alívio de sintomas dos transtornos mentais.
Há estudos que mostram que, em pessoas saudáveis, a tDCS também traz alterações significativas que podem melhorar o aprendizado e a produtividade.
Como a tDCS funciona
A tDCS funciona aplicando uma corrente anodal (positiva) ou catódica (negativa) em áreas específicas do cérebro por meio de eletrodos. Durante a estimulação, a corrente elétrica flui através dos eletrodos, completando o circuito ao passar pelo cérebro. A corrente anodal positiva tende a facilitar a emissão dos comportamentos associados à região cerebral tratada, enquanto a corrente catódica negativa tende a inibir esses comportamentos.
Um conceito importante para entender a tDCS é o potencial de ação, que é o nível de estímulo necessário para que um neurônio dispare informações para outros neurônios. A corrente usada na tDCS não é suficiente para alcançar esse potencial de ação diretamente, mas ela pode tornar mais fácil (ou mais difícil) atingir esse limiar. Em outras palavras, é como se os neurônios estivessem prontos para transmitir informações, e a corrente da tDCS dá um "empurrão" para facilitar essa transmissão no caso da estimulação positiva. Já na estimulação negativa, a corrente da tDCS dificulta atingir o potencial de ação, inibindo a transmissão de informações.
Por fim, a tDCS pode ser vista como uma reguladora da transmissão sináptica (a transmissão de informações entre os neurônios), o que, por sua vez, aumenta a plasticidade sináptica (a capacidade de fortalecer ou enfraquecer sinapses específicas), que é a base da aprendizagem.
Itens Inclusos
- 1 Equipamento Microestim tDCS
- 1 Bateria 9V
- 1 Cabo Pino 2mm de 1,2m - Safety Plug
- 2 Eletrodos de silicone condutivo
- 2 Porta eletrodos de esponja vegetal
- 4 Esponjas de estimulação na medida 5x7cm (35cm²) (com possibilidade de corte para 5x5cm (25cm²)
- 1 Kit de faixas elásticas para fixação dos eletrodos
- 1 Manual de instruções
Características Técnicas
Modelo: | Microestim tDCS |
Garantia: | 12 meses |
Dimensões: | 13,7 cm x 8,2 cm x 4,2 cm (C x L x A) |
Peso do equipamento (sem a bateria): | 170g |
FAQ - PERGUNTAS E RESPOSTAS
Qual o valor da estimulação magnética transcraniana?
No Brasil, o preço da Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) pode variar dependendo da localização geográfica e da clínica ou centro de tratamento onde o procedimento é feito. Em média, o custo de uma sessão de EMT varia de R$ 350,00 a R$ 600,00.
Como funciona a EMT (Estimulação Magnética Transcraniana)?
A Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) é um tratamento médico psiquiátrico que funciona com neuromodulação, ou seja, com a variação de campo magnético produzindo ação nos neurônios.
O que é EMT (Estimulação Magnética Transcraniana) na psiquiatria?
A estimulação magnética transcraniana (EMT) é uma técnica de neuromodulação não invasiva, com efeitos adversos mínimos e poucas contraindicações. O procedimento vem sendo utilizado no arsenal terapêutico dos pacientes com depressão, mostrando benefícios terapêuticos comprovados em pesquisas no mundo todo.
Quais os benefícios da neuromodulação?
O que a neuromodulação faz, em suma, é alterar o funcionamento dos neurônios e melhorar o tráfego nas vias neuronais por meio de estímulos localizados. Estes estímulos podem ser pulsos magnéticos, correntes elétricas ou até mesmo estímulos químicos.
O que é neuromodulação transcraniana não invasiva?
A neuromodulação não-invasiva tem sido aplicada nos pacientes por meio de Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua de Alta Definição (HD-tDCS), tecnologia direcionada a estruturas corticais e profundas do cérebro, por meio de correntes contínuas e de baixa intensidade capazes de alavancar o potencial terapêutico com conveniência, segurança e baixo custo.
O que é estimulação elétrica transcraniana?
Técnica que consiste na aplicação de corrente magnética que facilita a plasticidade cerebral.
Quantas sessões de neuromodulação?
A maioria dos pacientes requer entre 10 a 20 sessões, com duração média aproximada de 30 minutos. Após estas sessões iniciais, as subsequentes podem ser espaçadas gradativamente e ser realizado o tratamento de manutenção (semanal, quinzenal, mensal, bimestral), conforme a avaliação e indicação.
Qual a diferença entre neurofeedback e neuromodulação?
O neurofeedback é um tratamento cujo principal objetivo é o de melhorar o funcionamento cerebral por meio da neuromodulação autorregulatória não invasiva, sendo indicado para a condução de diversas disfunções neurológicas.
Quais profissionais podem fazer neuromodulação?
Os profissionais da área da saúde, que possuem graduação na área biomédica (ex. Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia, etc.) ou Psicologia.
Como a Estimulação Magnética Transcraniana EMT é utilizada no tratamento de distúrbios neuropsiquiátricos?
A EMT pode atuar modulando a excitabilidade cortical no cérebro humano. Portanto, essa técnica pode ser usada no tratamento de patologias cerebrais que cursem com alterações de excitabilidade cortical, como epilepsia, acidente vascular cerebral, distonia, doença de Parkinson, depressão e esquizofrenia.